terça-feira, 3 de outubro de 2017

DANIEL BACELAR VISTO POR DAVID FERREIRA


Chamaram-lhe o primeiro rocker português e a expressão tem razão de ser. Quando em 1960 um EP de quatro canções chamado "Caloiros da Canção" anunciava a nova era, dois nomes novos dividiam as canções: duas eram pelos Conchas; as outras duas dele, e por ele, Daniel Bacelar.

Este fim de semana, antes da bola e dos votos, chegou a notícia triste de uma morte – por doença prolongada, como se diz mesmo quando a doença é fulminante – da morte do rocker Daniel Bacelar.

Daniel gravou 7 EPs – 7 vezes 4, 28 canções – entre 60 e 67. Pode parecer pouco mas naquele tempo era muito. No tempo do Ié-Ié – que não era tempo de LPs - poucos gravaram tantos discos.

Ao contrário de muitos que passam a vida a esconder as influências que têm, Daniel nunca teve vergonha de passar por ser o Ricky Nelson português. Nunca escondeu a admiração pelo antigo rival de Elvis Presley, que atingiu o pico entre 57 e a chegada dos Beatles, 7 anos depois.

Daniel Bacelar continuava em boa forma a cantar. Mas não gostava das primeiras canções que gravou. Preferia-lhes as do seu herói, Ricky Nelson.

E a cantar Ricky Nelson, Daniel Bacelar, apareceu na TV, em 1980, ao lado dos seus amigos Sheiks.

E a cantar Ricky Nelson, Daniel Bacelar cantou, em 2009, no Festival dos Oceanos, convidado especial de uma miúda que podia quase ser sua neta, Rita Redshoes.

Se cada qual puder escolher o seu paraíso, a esta hora o simpático e discreto Daniel já tem concerto marcado com Ricky Nelson, no céu.

Texto de David Ferreira

23 comentários:

Rato disse...

Algumas correções:
- Foram 25 as canções que DB gravou em EPs oficiais nos anos 60 (gravou mais algumas que não chegaram a ser editadas, mas que se encontram no CD duplo que ele ofereceu aos amigos). No 1º EP foram apenas duas e np EP de 1963 (Alvorada AEP 60 607) um dos temas é instrumental, tocado apenas pelos Gentlemen.
- A ida ao programa dos Sheiks - "Sheiks Com Cobertura" - foi em 1979.
- É verdade que o DB nunca teve vergonha por lhe chamarem o "Ricky Nelson português". Mas também é verdade que não foi o seu único ídolo. Os outros chamavam-se Cliff Richard e os Shadows.

ié-ié disse...

pormenores irrelevantes e até descabidos (o CD para os amigos e os Shadows) no contexto da beleza e do sentimento do texto de David Ferreira.

LPA

Rato disse...

Estás a perder o sentido crítico pelos pormenores?

Rato disse...

Julgo que, independentemente da "beleza" e "sentimento" expressos no texto, há que respeitar os factos. Por exemplo, 1957 foi apenas o ano em que o Ricky Nelson gravou o primeiro album. O "pico" do cantor surgiria apenas 2 anos depois, em 1959. E os Beatles, só chegaram em 1964???

ié-ié disse...

mantenho! completamente irrelevantes e/ou descabidos! isto não é uma biografia do Daniel (para biografia está o teu texto, que nem sequer vi ainda se estava exactamente correcto!). é um texto de amor, não sejas mesquinho! e sim, os beatles só chegaram aos estados unidos em 64!

LPA

Rato disse...

Factos são factos. Se não os queres ter em conta, tudo bem, estás no teu pleno direito. Mas admira-me isso numa pessoa que sempre conheci meticulosa. Ah, e não reconheço a "mesquinhez" como um dos meus defeitos. Tenho outros, e muitos, mas esse certamente que não, muito pelo contrário.

filhote disse...

Belo texto! Emocionante...

dt disse...

A intervenção do A&R da Rato Records é apenas complementar e mostra um profundo conhecimento do seu "contratado". Já agora o texto do David Ferreira teve direito a banda sonora e a locução do próprio. Foi a emissão do dia 3 de Outubro da rubrica "David Ferreira a Contar" (http://www.rtp.pt/play/p955/david-ferreira-a-contar). Deveria estar disponível no site da RDP mas ainda não está (fica qui o alerta!). Mesmo assim é repetida aos sábados à seguir às 9h00 na conversa de David ferreira com António Macedo ("David Ferreira a Contar Consigo", 7/10/2017).

dt disse...

Parece que a série "Sheiks com cobertura" (o Júlio Isidro referiu há vários meses que iria ser reposta na RTP Memória) já é de 1980 embora a génese possa ser de alguns meses antes. http://www.imdb.com/title/tt1505810/?ref_=nv_sr_1

dt disse...

Pena não estar disponível a emissão do dia de hoje. Era interessante se divulgasse o CD para amigos! E a Rato Records já reeditou os discos!.

ié-ié disse...

pormenores dispensáveis...

LPA

Rato disse...

Ser "dispensável" ou não, depende efectivamente do ponto de vista do utilizador. Dos seus interesses, da sua cultura, da sua formação, da sua maneira de estar consigo e com os outros. Tão simples como isso.

CDA disse...

http://ratosreturn.blogspot.pt/2011/06/daniel-bacelar-antologia-1960-1967.html

http://ratosreturn.blogspot.pt/2017/10/os-videos-do-daniel.html

http://ratosreturn.blogspot.pt/2016/10/daniel-bacelar-on-road-again.html

http://ratosreturn.blogspot.pt/2017/09/daniel-bacelar-forever.html

http://ratosreturn.blogspot.pt/2017/09/caloiros-da-cancao-1.html

http://ratosreturn.blogspot.pt/

http://ratocine.blogspot.pt/2011/06/rato-records-regressa.html

http://guedelhudos.blogspot.pt/2007/10/rato-records.html

CDA disse...

Como já devem ter reparado, não tenho neste blog ficheiros de música. Deixo isso para quem sabe fazer e quem competentemente sabe mesmo fazer é a Rato Records.

Aproveitem!

Este Rato presta um verdadeiro serviço público de Cultura.

Blog iÉ-iÉ, 28/10/2007

PS1: Logo no início!
PS2: Pormenores não devem ser motivos para "zangas" ou "arrufos".

Rato disse...

Não terá grande importância, mas aqui fica um esclarecimento adicional: apesar da totalidade dos "Sheiks Com Cobertura" terem sido transmitidos em 1980 (a partir de Fevereiro desse ano), a gravação da maior parte desses programas ocorreu ainda em 1979, como aliás é costume e de acordo com o próprio Daniel, que o confirmou em entrevista. Mas existem excepções, como por exemplo o "Zip Zip", que era gravado aos sábados e transmitido às 2ª feiras à noite.

CDA disse...

Penso que o álbum com o mesmo nome também foi editado em 1980 depois de um outro em 1979.

CDA disse...

Vale a pena ler o post original onde surge um comentário de Daniel Bacelar sobre o programa de TV.

http://guedelhudos.blogspot.pt/2008/02/sheiks-com-cobertura.html

"Sheiks Com Cobertura" é um conjunto de 12 programas que a RTP 2 transmitiu de 10 de Fevereiro a 27 de Abril de 1980, aos Domingos, às 22H30, uma ideia de Artur Semedo, com realização de Oliveira Costa.

A promoção rezava: "a série mostra algumas das habilidades permitidas pelo novo equipamento adquirido pelo Lumiar".

Daniel Bacelar ofereceu-me hoje uma cópia desses programas que aqui publicamente agradeço.

Acabei de ver o primeiro programa - ainda a preto e branco, gravado em 1979 - e nele, além dos Conchas, participou também a Concha, a "Kate Bush portuguesa", eheheh.

O mais fantástico destes programas é que os últimos foram mistos, ou seja, tinham partes a preto e branco e partes a cor. Contado ninguém acredita!

Também saiu um LP dos Sheiks com o mesmo título dos programas, todo cantado em português, com produção de Paulo de Carvalho.

ié-ié disse...

Rato, acho que não terás percebido o alcance e as perspectivas do texto do david, que é um texto de rádio, de amor, não um texto de blogue. por causa disso, disse e mantenho que as tuas observações são irrelevantes, descabidas e, pelos vistos, até erradas. é um texto de sentimento, companheiro, não uma biografia! atina com isso!

LPA

dt disse...

http://www.rtp.pt/play/p955/e309085/david-ferreira-a-contar 3-10-2017

ié-ié disse...

exprimi-me mal, Rato, não era "mesquinho" que eu queria dizer, mas sim "picuínhas".

desculpa!

LPA

ié-ié disse...

é da idade...

LPA

Rato disse...

Ah! "Picuinhas" sou sim senhor. E muito!

dt disse...

Aconselhava a colocar-se o link para a emissão da rubrica de 3/10/2017 onde foi dito o texto http://www.rtp.pt/play/p955/e309085/david-ferreira-a-contar 3-10-2017 Quem quiser também pode ouvir a emissão semanal https://www.rtp.pt/play/p1953/e309359/david-ferreira-a-contar-consigo onde logo no início deu a rubrica do dia 3/10 e logo a seguir foi recuperada uma mais antiga dedicada a DB.