domingo, 6 de setembro de 2009

É JÁ NO DIA 19!!!!


No próximo dia 19 de Setembro realiza-se nas matas de São João da Costa de Caparica – por incrível que pareça ainda há oásis no meio de todo aquele betão – o 1º Picniquinho do “Ié-Ié”.

Para o repasto escolheu-se:

Entrecosto grelhado
Entremeada grelhada
Febras grelhadas
Salsichas alemãs grelhadas

Acompanhamento:

Arroz de Feijão

Bebidas:

Sangria e Água (era escusada, digo eu...)

Fruta da época

Para quem não gosta de grelhados, há a possibilidade de degustarem uma carne de porco à portuguesa, um verdadeiro “must” do colesterol.

O café será de saco e quem preferir “expresso” terá que se dirigir ao excelente complexo do INATEL, que fica a uns escassos cinco minutos do picniquinho.

Também cinco minutos separam o espaço do Picniquinho da Praia de São João.

O preço, por pessoa, oscilará entre os 10,00 e os 12,50 euros, tudo dependendo de como estará o câmbio na Praça Vermelha.

O Multibanco estará fora de serviço e agradece-se que facilitem os trocos. (A esta distância, já se sabe? Isto é que é planeamento quinquenal...)

Inscrições até ao dia 16 de Setembro (o Rui Costa aponta...).

A ilustração é uma lindíssima fotografia, “Au Bord de la Marne”, de Cartier-Bresson.

Serviço completo de Gin-Tonic

24 comentários:

JC disse...

1. Paga-se de avanço ou "sur place?
2. Já solicitei indicação mais precisa para lá chegar (viro onde?, uma vez na estrada Caparica- Trafaria) ou então lugar c/ um de vocês (contribuindo, claro, para ponte e gasolina). À vous de choisir...
Abraço

ié-ié disse...

Que não seja... há boleia!

LT

Anónimo disse...

Começa mal!!! Água?!?!

António

Teresa disse...

Eu até sou rapariga para ir, que gostava de conhecer algumas destas pessoas.
Um único problema: estou sem carro.

MIAUNANDINHA disse...

Estou ansiosa ,estive à uma semana num pic-nic no Jardim da Estrela .
Quem diria que algum dia isto me iría aconteçer !!
Foi preciso amigos Holandeses ,Canadianos ,Alemães ,
Brasileiros ,e tres ou quatro nacionais para me mostrar que o Jardim não é só um lugar para velhos jogarem as cartas ,ou crianças brincarem na relva.
E não é que tôdos eles são Drs ? e até mesmo bachareis ? Só nos Portuguesinhos de gêma temos a mania de "finuras " !!
EU GOSTO DE CONVIVER SEJA LÁ ONDE FÔR !!!!! com amigos estou bem em qualquer lugar !
Depois do pic-nic vamos ao Tavares Rico ????

JC disse...

Pois devo dizer-lhe, cara Miaunandinha, que há muito faço por vezes picnics no Jardim da Estrela, com cesto adequado, excelentes sanduíches (preparadas por uma amiga minha que é especialista) de queijo camembert, mayonaise c/ camarões ou queijo fresco c/ pepino. E copos de vidro e bom vinho ou até um óptimo Murganheira. E, em criança, ia muitas vezes com a minha avó (pois, mas era francesa...) paterna fazer um picnic para os "saloios", como ela dizia. Há uns anos fiz um excelente em Hampstead Heath, em Londres, com uma orquestra a tocar música clássica e tudo.E, para sua informação, um picnic pode ser tão ou mais "chique" do que um jantar num restaurante de luxo. Já agora, espero tenham limpo tudo...

Karocha disse...

Já somos duas Teresa!

Você alem de ter ar de detective é, finíssimo JC ;-)

JC disse...

Magrito (1,75m/70kg, com um pouco já de barriga), Karocha, mais do que finíssimo...
Mas confesso que detesto esta mania preconceituosa de arrumar as pessoas em prateleiras, do género picnic é rasca e o Tavares chique; quem tem um curso obrigatoriamente "dá-se ares" e usa gravata, quem não tem fala mal, é alarve e usa blusão. Santo Deus, oh, Miaunandinha, p. f. mude de registo! Olhem, no próximo fim de semana vou, como habitualmente nesta altura, com uns amigos a um jogo de polo em Stº Estevão (chiquísimo, não é?). Mas antes, em vez de nos metermos a almoçar (ou "enfardar") em qualquer sítio estúpido e claustrofóbico a gastar um ror de euros (ainda por cima vão crianças), com estes dias de sol e calor, fazemos sempre um picnic num sítio qualquer que nos apeteça, lá perto da zona. Estamos descontraídos,comemos coisas que gostamos, apanhamos bom ar e as crianças que vão estão à vontade. Parem lá de pôr rótulos às pessoas!
Quanto a transporte para o picnic IÉ-IÉ, estou certo aí os organizadores tratarão de organizar as coisas de modo a que a Teresa e a Karocha não fiquem "apeadas".
Abraço a todos (sem preconceitos...)

MIAUNANDINHA disse...

Carissimo J.C.
Bem se vê que não me conheçe,senão saberia que sou uma adepta da preservação da natureza ,logo, não teria sido tão indelicado ao perguntar se teriamos limpo o espaço .
E quanto ao Tavares ,deveria ter percebido o sentido da minha pergunta,terei eu motivos para duvidar da sua perspicácia ?????
Com a consideração que me merecem os frequentadores de Stº Estevão , (pois um dos meus cunhados tem lá a sua segunda residência),existem lugares bem mais bonitos para a sua practica desportiva.
Saudações para um descendente de uma FAMILÍA ESTRANGEIRA !!!!

JC disse...

Cara Miaunandinha:
Claro que fui indelicado, mas fi-lo de modo directo e dirigido a si. O problema é que v. (e mtº mais gente, infelizmente) ao espadeirarem a torto e a direito, em termos gerais e abstractos, catalogando as pessoas, não se apercebem que podem estar a ser indelicados c/ mtª gente. Não tenho que passar a vida a ouvir determinadas coisas em relação às minhas (ou da minha família) opções em termos de gostos pessoais, personalidade, hábitos, profissão, formação académica, etc, e ficar calado como se devesse envergolhar-me de não usar crocs ou de já ter bebido Barca Velha de uma série de colheitas! Por exemplo, tenho ou tive familiares (directos ou por afinidade) em lugares políticos (em vários partidos, da esq. à dir.) ou de administração do sector financeiro. Pessoas honestíssimas e que estimo.Tenho de passar a vida a ouvir chamar-lhes corruptos e ladrões e ficar calado? Ou, no meu caso, que trabalhei sempre na área de mktg, ouvir dizer que o mktg é uma vigarice e tb ficar calado? É essa a questão que o seu comentário levanta, como se as pessoas se dividissem entre bons (os que gostam de picnics no J. da Estrela) e maus (os que vão ao Tavares - onde, aliás, só fui uma vez e nos últimos anos sempre se comeu relativamente mal).
Pois olhe, tb gosto de picnics, de pastéis de bacalhau, de fava rica, de iscas, etc. Mas gosto de usar gravata - e tenho mtªas - acho nas tascas se come mal, em alguns restaurantes de luxo tb, que o McDonald's é uma boa maneira de comer barato e c/ qualidade (no género),mas tenho mtª pena de nunca ter ido ao Ferran Adriá e possivelmente nunca vir a ter oportunidade de lá ir. Ou de não ter dinheiro para mandar fazer um fato em Saville Row.
Ah, e não jogo polo: não tenho dinheiro para tal e não sei se teria jeito. Costumo ir só ver pq me convidam, passar o dia c/ alguns amigos, apanhar ar, aproveitar para fazer um picnic, beber um copo de vinho durante o jogo e ajudar a calcar o campo nos intervalos, que é uma das funções do público. Mas tb dou uns gritos pelo "glorioso" na "catedral".Estou certo perceberá o que quero dizer e não se vai zangar.
Cumprimentos
JC

Teresa disse...

Bom, devo dizer que alinho mais pelos gostos do JC - também nunca fui ao Ferran Adriá, com muita pena minha, mas aquilo fica um bocdo fora de mão, mesmo tendo um amigo que me arranja reserva quando eu quiser. Mas conheço o Alain Ducasse de Paris, pronto. E alguns dos melhores de Londres, NY e Miami, já não é mau.

Mas, aqui para nós, acho a ideia de um piquenique divertidíssima! Está alguma logística preparada ou em preparação? Sentamos os rabiosques no chão ou é melhor ir aos chineses comprar uma almofada? É preciso levar alguma coisa? Alguém me elucida, por favor?

JC disse...

Picnic (pelo "post" é mais barbecue) c/ almofada, Teresa?
O Alain Ducasse não conheço, mas em Paris conheço vários e em Londres fui várias vezes ao San Lorenzo, onde ia a cretina da Diana Spencer.
Bom, eu estou à espera respondam ás minhas perguntas s/ localização e pagamento, que fiz em comentário a este "post". Como disse, posso levar carro ou ir c/ alguém, pagando gasolina e ponte. Se for preciso levar carro, terei 3 lugares disponíveis. Mas a comissão organizadora é LT e Gin-Tonic.

Teresa disse...

JC,
Só fui uma vez ao San Lorenzo, ainda em vida da dita, e com tanta pontaria que estava lá a ex-cunhada a jantar. Não fiquei grandemente impressionada com a cozinha deles.
Os meus grande favoritos em Londres são (por esta ordem) o Asia de Cuba, o Spoon, o The Wolseley, o Ivy e o Nobu. Adorava o Vong, mas fechou. Ah, no Caprice também se come magnificamente.

Quanto ao piquenique, só fornecemos as nossas pessoas e fazemos o pagamento, é? Continuo sem perceber nada.

E algém leva geleira para o bom gin tónico de aperitivo (posso levar uma garrafa, água tónica e limão, sequiserem). Lá por ser piquenique, não precisa de ser de garrafão, não é? E fica a fazer um bocadinho Glyndebourne... :)

JC disse...

Diria uma das minhas avós, "v. tem rabo para carruagem"... Mas concordo consigo quanto ao San Lorenzo: mais "trendy" do que outra coisa.
Falando de coisas mais terra a terra.
Acho que há sangria, preferível a qualquer mau vinho. Mas não sou organizador: a comissão faça o favor de se pronunciar.

Teresa disse...

O que é "ter rabo para carruagem"?
Nunca tinha ouvido. Pode dizer à vontade, não sou facilmente melindrável. :)

JC disse...

Significa ter gostos caros e sofisticados (ter carruagem, no passado, era privilégio de ricos). A minha avó paterna dizia mesmo "ter cú para carruagem". Era francesa e deve ter achado graça à expressão... Mas ela tb o tinha...

Teresa disse...

Ahhhhhhhhh, pois é. Tenho mesmo. Só é pena que a carteira não esteja à altura :)

filhote disse...

A propósito de restaurantes parisienses, sempre gostei do Le Fouquet nos Campos Elíseos...

gin-tonic disse...

Existem cadeiras para sentar o ponto onde as costas mudam de nome. Podem comer à mesa, ou em pé. Podem levar toalhas, aos quadrados vermelhos e brancos, e sentarem-se no chão.
Existirá um barbecue - viva JC! - onde serão grelhadas febras, entremeadas, salsichas alemãs, entrecosto. O acompanhemento será arroz de feijão. Para beber haverá sangria de vinho tinto e água. Gelo q.b.
O local é São João da Caparica e oportunamente será divulgado um croquis.
O pagamento far-se-á no local.
Tudo o resto fica entregue à vossa imaginação, ao vosso gosto, à vossa bolsa.
Recorda-se apenas que, além de automóvel, podem ir nos barcos da Transtejo e autocarros da Rodoviária.
Sem pretender complicar, bem pelo contrário, vai saber junto de Mr. Ié-Ié se, no meio do furacão beatliano, haverá espaço para publicar um pequenino texto do Alexandre O' Neil - "Que é feito dos piqueniques?"

JC disse...

Fui uma vez ao Fouquet, Filhote, há longos anos, e não tenho uma ideia algo de extraordinário. Em Paris tb fui ao Jules Verne, no Torre Eiffel. Devo dizer-te comi um "grouse" (em português, "tetraz") tão duro e seco como qualquer faisão que não fosse cozinhado pela minha sogra, que era "expert" em transformar o dito cujo em algo comestível. Mas em Paris sou "fan" das brasseries, (o La Coupole e a Lipp, p. ex.), ostras, "praires" e um "chablis" ou um "pouilly fummé", um branco do vale do Loire excelente para a função.
Sejas bem aparecido, Gin-Tonic! Fico-me pelas febras e salsichas. Entremeada e entrecosto, passo.

filhote disse...

JC, o Fouquet apresenta-se como uma brasserie. Pelo menos, assim costumava estar inscrito no toldo e nas entradas...

Não vou ao Fouquet desde a adolescência. Desde o tempo das "vacas gordas". Asseguro: era, ou é, muito bom!

Paris, é uma cidade que visitei dezenas de vezes. Cheguei a conhecê-la bem. Infelizmente, não vou lá desde 1992. Já lá vão 17 anos!!!

E a propósito de piqueniques, cheguei a improvisar um, com Camembert e afins, nos jardins de Luxemburgo...

JC disse...

Sim, claro, mas não é uma daquelas brasseries mais clássicas. Lembro-me de lá ter ido no princípio dos anos 80 ou final de 70, mas, como disse, não fiquei c/ uma ideia mtº clara do que comi, o que significa que não deve ter sido nem mau nem excepcional. Foi um jantar profissional...
Tem graça que, por uma ou outra razão, tb não vou lá desde 92 ou 93e tb lá fui dezenas de vezes. E o meu filho viveu 5 meses em Fontainebleau, quase ao lado,há 2 anos,quando estava no INSEAD. A última vez fui ver a grande exposição do Matisse, aproveitando milhas de bónus.
Voltando ao picnic: tenho 3 lugares disponíveis no carro. Quem precisar pode contactar-me para joao.cilia@netcabo.pt

filhote disse...

JC, passas por Botafogo?

JC disse...

Mais pela Tijuca, se me puseres o carro no avião!... Ou por São Conrrado, onde fui roubado na praia, a ver se descubro quem me roubou (só coisas velhas e zero dinheiro, pq não sou trouxa!).
Abraço, Filhote!