terça-feira, 15 de setembro de 2009

BEATLES NO TOP PORTUGUÊS


Os Beatles dominam esta semana o top oficial português de álbuns:

03 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
04 - Abbey Road
06 - The Beatles (álbum branco)
11 - Let It Be
14 - Rubber Soul
18 - Help!
20 - Past Masters
21 - Yellow Submarine
23 - Magical Mystery Tour
28 - A Hard Day's Night
29 - Please Please Me
37 - With The Beatles
39 - Revolver
40 - 1

19 comentários:

Joao Paulo das Neves disse...

yeeessssssss...e depois os Stones eh que eram bons...

Cruz disse...

Nem 1º nem 2º lugares :~=

filhote disse...

Caro João Paulo das Neves, os Stones não eram bons... SÃO BONS!

Os Rolling Stones ainda estão aí, e como estão, senhores! E enquanto estiverem, todos nós nos podemos considerar jovens!

Depois:

1. Não adianta comparar Stones com Beatles. As duas bandas representam conceitos artísticos diametralmente opostos.

2. Beatles e Stones são os dois esteios da moderna música popular inglesa. O lado claro, e o lado escuro. Igualmente excelentes, igualmente importantes, musicalmente diferentes. Uns, insuperáveis em estúdio, outros, invencíveis no palco.

3. Se bem que no caso dos Beatles o êxito comercial reflecte a enorme qualidade da obra, nem sempre é assim. Ou seja, não é intelectualmente honesto medir os méritos artísticos pelo número de vendas de discos. Caso contrário, face às vendas demolidoras de um Eminem teremos de concluir "e depois o Dylan é que era bom"...

(como disse alguém, "música não é esporte!")

Aliás, aquando das reedições do catálogo Stones passou-se exactamente o mesmo fenómeno. O Top Fnac e o Top Nacional foi literalmente invadido pelos meus "queridos animais do antigamente".

Abraços!

ié-ié disse...

Filhote:

Hoje estás a dar umas ao lado. Há séculos que os Stones não aparecem no top português. Nem com as recentes remasterizações, nem com os álbuns novos que continuam a gravar e que os Beatles já não têm há 40 anos!!!

LT

josé disse...

Os Stones...começaram a interessar-me por alturas do Sticky Fingers. Brown Sugar, mas também Wild Horses.

Depois apareceu o Exile on main st e depois Angie e ainda depois, It´s only rock n´roll que é isso que os Stones são.

...but i like it.

Tudo isto foi depois dos Beatles e só acabou aí por altura de Emotional Rescue. Desisti aí porque a repetição também cansa.

filhote disse...

Ié-Ié: não são as informações de que disponho, mas aceito a rectificação.

É verdade que os últimos discos originais de estúdio venderam pouco em Portugal. Porém, o mesmo não aconteceu com os remasters da ABCKO e com a compilação "Forty Licks". Pelo menos, fazendo fé nos jornais e revistas da época.

Não consigo entender é o "vosso" espírito de competição "esportiva" entre Beatles e Stones. Será que a persistente existência dos Stones incomoda assim tanto? Se sim, ainda bem.

Eu estou livre desses "complexos". Por quê? Por que gosto tanto de uma banda como da outra. Desde criança. Considero os LPs dos Beatles mais bem acabados, mas, para mim, nada supera um show dos Stones.

E se os Stones, presumidamente, não fizeram sucesso discográfico, consta que lotaram uns estádios por esse país fora. Até em Coimbra!

Que outras é que eu "dei ao lado", Ié-Ié?

filhote disse...

Mais:

É verdade, Ié-Ié, que os Beatles pararam há 40 anos (descontando "Free as a Bird" e "Real Love"). Por isso mesmo, ao "fecharem a loja" no momento certo, escaparam-se da erosão do tempo e de futuras, e prováveis, ausências de inspiração.

José: gosto de quase toda a obra dos Stones - excepção para "Undercover" e "Dirty Work". Sou suspeito para opinar sobre a matéria, claro. Todavia, embora goste de "Sticky Fingers" ou "Exile", por exemplo, são LPs que não me "excitam" particularmente.

Para mim, a partir do início dos anos 70 os Stones passam a ser apenas uma banda de Rock'n'Roll. Excelente, mas semelhante a uma dezena de outras.

Os Stones que eu amo são os da fase Brian Jones. De 1962 a 1968. Após essa fase, grande parte da força criativa da banda diluiu-se. Não só pela saída de Brian. Os tempos eram já outros. Os sixties eram passado...

filhote disse...

Agora percebi, Ié-Ié... estavas a pensar nestas remasterizações dos Stones (um logro!)... tu é que deste ao lado... eheheheh... eu escrevia sobre as remasterizações da ABCKO, da época de ouro dos Stones, e do "Forty Licks"...

Abraço!

josé disse...

Sobre os Stones e a propósito dos discos antigos, que me despertaram o apetite sonoro para ouvir, escrevi um alinhamento de várias canções que passaram no rádio em 77-78 e que então gravei numa cassete Basf Special:

1. Dancing with mr. D.
2. Fingerprint File
3.have you seen your mother baby...
4. Carol ( 1º álbum)
5.Street fighting man-Beggars Banquet
6.It´s only rock n´roll
7.Sister morphine
8.You better move.

E faltam outras antigas que valem qualquer outra dos Beatles do mesmo tempo: por exemplo She´s a rainbow e Ruby tuesday.

josé disse...

A cassete ( cinzenta clara e com uma caixa opaca como envólucro) antrs dissom tinha no lado 1, partes do disco Dirt Silver and Gold dos Nitty Gritty Dirt Band gravado do programa de Jaime Fernandes pela certa e no lado 2, o Quadrophenia dos The Who.
Como já estava farto de ouvir 5.15, gravei por cima, os Stones.

JC disse...

"Para mim, a partir do início dos anos 70 os Stones passam a ser apenas uma banda de Rock'n'Roll. Excelente, mas semelhante a uma dezena de outras.

Os Stones que eu amo são os da fase Brian Jones. De 1962 a 1968. Após essa fase, grande parte da força criativa da banda diluiu-se. Não só pela saída de Brian. Os tempos eram já outros. Os sixties eram passado..."

Na "mouche", Filhote!

Anónimo disse...

desde quando é que o facto de um grupo aparecer no top de vendas português é sinonimo de qualidade???

e convem analisar de um ponto de vista sociologico estas vendas dos beatles, que na minha opiniao é reveladora da incapacidade portuguesa de lidar com o diferente - quando se fala de anos 60 apenas se refere esta e poucas mais bandas -, com o novo - para a maioria destes compradores a musica acabou ali - assim como uma enorme falta de cultura.

e fica a pergunta, mais quantas reedições de beatles vamos comprar?

Rato disse...

É curioso notar que para o grande público o "Sgt. Pepper's" continua como o album de referência maior do grupo.
Imerecido, digo eu.

JC disse...

Rato:
Embora eu não seja um Beatlemaniac, não acho seja imerecido e tb eu, que não sei serei grande público, o considero assim. Não direi que é o meu favorito, nem é disso que se trata, mas é o culminar de todo o trabalho experimentalista, de "fusão" de géneros e sonoridades, até mesmo de evolução de identidade gráfica e de imagem, que vem na sequência de Rubber Soul e Revolver. Hoje em dia, considero-o um álbum com uma concepção e sonoridades demasiado "saturadas", digamos assim (não sei se será este o termo), e será esse o seu ponto fraco, mas de facto com Sgt. Pepper's a banda atinge o seu ponto mais alto (mas tb um certo impasse, embora isso seja outra conversa).

Rato disse...

Não concordo, JC, musicalmente falando, é claro.
Para usar as tuas próprias palavras, "o culminar de todo o trabalho experimentalista, de "fusão" de géneros e sonoridades" é o ALBUM BRANCO, sem sombra de dúvida. E o ponto mais alto é o ABBEY ROAD, que eu considero "o" Album Perfeito!
"Sgt. Pepper's" teve grande importância na época devido às portas que abriu, mas com o passar dos anos foi perdendo esse impacto inicial. Hoje por exemplo dá-me muito mais prazer ouvir outros albuns, como por exemplo o já citado "Rubber Soul".

JC disse...

Discordo quanto ao Album Branco, que não tem a corência e unidade de Sgt. Pepper's, e ainda mais quanto a Abbey Road. Mas isso dava longa conversa que fica para os "tremoços"... Mas acabas por me dar razão quando dizes: "Sgt. Pepper's" teve grande importância na época devido às portas que abriu, mas com o passar dos anos foi perdendo esse impacto inicial. Hoje por exemplo dá-me muito mais prazer ouvir outros albuns, como por exemplo o já citado "Rubber Soul".
Concordo contigo: hoje prefiro ouvir "Rubber Soul" ou "Revolver", mas tb os albuns iniciais. Mas isso são questões de gosto - muito, mas muito, subjectivas - e tu próprio, nessa frase, ao falares das "portas que abriu", dás a resposta para a importância de Sgt. Pepper's e a justiça do lugar que ocupa.
É um pouco como a 9ª Sinfonia de Beethoven: hoje estamos todos fartos e ninguém tem mtª paciência para a ouvir (o que não acontece comigo com a 7ª, p. ex.), mas foi um marco fundamental, revolucionário, na História da música.

dlindg disse...

http://www.portuguesecharts.com/search.asp?search=stones&cat=a

desde Jan/2003

Search for: stones

Artist Title Year Entry Peak sem.

The Rolling Stones A Bigger Bang 2005 37/2005 #5 6 sem

The Rolling Stones Forty Licks 2002 39/2003 #13 3 sem

The Rolling Stones Live Licks 2004 46/2004 #27 2 sem

The Rolling Stones Shine A Light 2008 16/2008 #9 2 sem

dlingd disse...

http://www.portuguesecharts.com/search.asp?search=beatles&cat=a

http://www.portuguesecharts.com/showitem.asp?interpret=The+Beatles&titel=Love&cat=a

ié-ié disse...

Nunca fui capaz de gostar de "Have You Seen Your Mother...". Até hoje!

LT