quarta-feira, 2 de setembro de 2009

BAD COMPANY


ISLAND - WIP 6191 - edição portuguesa (s/data)

Can't Get Enough - Little Miss Fortune

Comprado na Compasso, em Lisboa, no dia 10 de Março de 1975.

4 comentários:

Fantomas disse...

Um dia depois, tava o País em polvorosa!

josé disse...

Mais um da Página Um, ainda de 74.

Mas para tirar a limpo fui consultar os arquivos e dei com esta lista de "grupos rock" que passaram em Fevereiro de 1975, na Página UM:

1. Barclay James Harvest e os temas de Everyone is everybody else. Este tema era diário e sei agora ( porque o próprio LPM me disse num comentário que tinha esse disco em quadrofonia o que era uma novidade da época que durou pouco e que equivale ao sistema de som de hoje com 5.1).

2. Manfred Mann Earth Band- The Good earth ( a compra do disco garantia a posse de um quadrado de terra em certo sítio da UK)

3. Queen, com Sheer Heart Attack

4. Sparks do LP Propaganda com os temas At home at work at play, Thanks but no thanks, Something for the girl and everything.

5. Roxy Music, precisamente o Country Life com os temas The Thrill of it all e Prairie Rose, a minha preferida.

6. Supertramp e o disco Crime of the Century ( apresentado como um novo grupo de pop e fiquei a gostar de School, com a harmónica. Roger Hodgdon anda por aí a repetir estas músicas, acompanhado só de um outro músico para as teclas e metais.

7.Santana e Borboletta. Uma bomnm disco de um bom grupo.

8. Bachman Turner Overdrive e Not Fragile.

9 Status Quo

10 Snafu- Situation Normal. Nunca mais ouvi este grupo e sei que este LP tem um avião dentro de uma catedral ou cousa que o valha. Gostava de ouvir outra vez, passados quase 35 anos.

11. Pilot- January. Nunca mais ouvi e julgo que nada perdi por isso...

12.Temas do filme That´l be the day, um duplo álbum com 40 canções como Bye Bye hapiness dos Everly Brothers; Rock On de David Essex e Smoke gets in your eyes dos Platters ( Brian Ferry tinha outra versão da canção no álbum a solo e que passava também na Página Um).

13. Fairport Convention e o Live em que eu delirava com Slowth.

14. Pretty Things- Silk Torpedo. Nunca mais ouvi também.

15- Genesis- "faixas de vários albuns recentes acompanhadas de um debate ( conversa) com João Filipe Barbosa a propósito da vinda do grupo a Portugal em 6 e 7 de Março de 1975". Estas são as palavras exactas que escrevi no apontamento que dactilografei então na minha Messa portátil com teclado HCESAR e que ainda tenho.

Amanhã ( hoje já é tarde) vou colocar os solo-singers e os cantores de intervenção.

Espero que me perdoem.

filhote disse...

Isto não era uma banda ali do Intendente?

Luis Magalhães Pereira disse...

Filhote,

Não cometas esse sacrilégio!

Os Bad Company foram um dos grandes supergrupos do Rock-Hard-Rock criados no inicio dos anos 70.

Reunia na sua formação uma estranha combinação: Free+King Crimson+Mott the Hoople ou seja: Blues Rock+Progressivo+Rock&Roll com uma pitada de Glam!

Paul Rodgers uma das melhores vezes da história do Rock e Simon Kirke provinham dos Free, um dos meus grupos de eleição - ouça-se o magnifico LP Heartbreaker de 1973. Boz Burrell teve uma fugaz passagem pelos King Crimson e Mick Ralphs era membro proeminente dos cintilantes Mott the Hoople - outro dos meus grupos de eleição.

Os Mott têm uma canção que eu considero uma das melhores canções rock da história: "The golden age of Rock&Roll", bem como LP's inesquecíveis dominados pela voz do brilhante Ian Hunter!

Tudo somado só podia dar um bom resultado: Bad Company foi das bandas com maior sucesso de vendas e concertos dos anos 70 e chegavam a rivalizar em nº de espectadores com Led Zep, Who, Stones, Pink Floyd, Queen, etc.

Para além da obvia fórmula rock-blues-rock-balada com a habitual letra macho man e o imaginário americano dominante, os BC gravaram albuns com uma maior variedade musical como por exemplo Burnin' Sky de 1977 que tem uma faixa magnifica: "Master of Ceremony". Rock laid-back com muito funk e um clima arrastado com um vocal instigante: Hipnotizante como uma viagem em pleno deserto de Mojave debaixo de 45ºC!

Bad Company: I can't deny... Bad Bad Company 'till the day I die!