quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09.09.09


Edição nº 191, de Outubro de 2009

24 comentários:

Anónimo disse...

Sei que vai haver um espectáculo de tributo aos Beatles no Coliseu em 19/9. Sabem alguma coisa sobre isso ?
Qual será o alinhamento de canções ? Será só do LP Get Back ? Li qualquer coisa de que vai ser de grande qualidade. Obrigado - Palma - Blog www.Louletania.com

filhote disse...

"Paul speaks", e a Mojo dá-lhe o primeiro plano na foto dos Fab 4...

Yeah!!!!!

Anónimo disse...

Bons dias...
Meu nome é Marta e gostaria de saber por onde andam os fãns de Beatles deste país! Não existem?? Não posso acreditar!
Ainda tinha fé no evento de ontem, de ver mais malucos como eu, mas não! A FNAC um semi-deserto.... triste.
Perguntei ontem aos Luís Pinheiro de Almeida acerca de um clube de fãns e ele diz que não existe e que nem há "mercado" para isso neste país... tenho pena! Tenho pena também de não saber criar páginas web senão garanto que fazia um site de fã clube para os rapazes! Eles merecem, não??????
Bom, fãns que queiram podem contactar-me em marta05@live.com.pt... será um prazer trocar impressões com pessoas de bom gosto! ehehehehhe.......

Edu disse...

Olá Marta

se eu morasse em Lisboa tinha lá aparecido ;-)
Eu também gostava de pertencer a um clube de fãs dos Beatles, mas realmente nunca descobri nenhum.
Só quando estive na Holanda é que fui a uma feira dos Beatles onde estavam montes de fãs deles, foi muito giro.
Se seguires o link do meu nome lá em cima podes ver o meu blog que está parado neste momebnto, mas vais ver que sou mesmo um fã ;-)

Relativamente á revista do post não fiquei impressionado com os artigos sobre os Beatles.
E o artigo sobre o álbum "Abbey Road" decepcionou-me um bocadito, o que a mesma revista fez sobre o "White Album" foi muito melhor, mesmo muito melhor.
Nesta revista gostei mais do artigo sobre o Mike Oldfield e o nascimento do "Tubullar Bells", não sabia que o Mike era uma pessoa tão problemática psicológicamente, ele próprio reconhece.

Beatlemarta disse...

Obrigada pela resposta Edu!
Ainda bem que descobri este blog! Só hoje já tive a grata satisfação de trocar palavras com 2 fãs de Beatles! Nem calculam o alívio!!
Quem tiver MSN que me adicione!! É o mail que deixei anteriormente!!

Beatlemarta disse...

Edu, só para acresentar que no Brasil, por exemplo, o que não falta são fã clubes, feiras e bandas cover dos Beatles...
A língua é a mesma, mas tudo o resto é bem diferente de Portugal, não?
Áiái...
Tenho que ir viver p'ro Brasil! ahahahah.......

J G disse...

Oi Marta,

também estive na Fnac Colombo na noite passada:
http://grandesons.blogspot.com/

e eu percebo perfeitamente o aspecto semi vazio da sala.

entao se a loja nem fez questão de ter umas, vamos lá, 5 Boxes para vender ao público naquela simbólica noite refugiando a sua argumentação em "expectativas superadas nas vendas" é natural que os fãs virem costas a estas iniciativas.

Ao contrário do que a loja tenta convencer esta situação de chegar o Grande Dia de lançamento de uma Grande Obra e eles não terem nem um para amostra, nem um para vender, não é uma excepção. É a regra! É sempre assim.

Beatlemarta disse...

Ah sim JG?
Cruzá-mo-nos certamente! Eu era aquela com a criançinha que não paráva sossegada! ahahahahahha.....
Pois é! E o triste amadorismo de um representante da EMI que nem um CD em condições tem preparado para o evento é realmente de bradar aos céus...
Para uma retentora anal como eu, isso são facadas!
"ah, e tal, vejam lá se por aí na Loja não há um album branco usado e não-sei-quê"...
Eu rio... mas é só para não chorar!

Jack Kerouac disse...

Não se esqueçam que ontem era dia de jogo de futebol em que entrava uma equipa que representa a FPA. Isso afasta sempre alguns.

Beatlemarta disse...

JG, estive a visualizar o seu blog.. pela posição da foto postada acho que sei de quem se trata! ahahhahhahha....
Bom, devo ainda acrescentar uma coisa ao seu comentário sobre a organização FNAC (que eu adoro, não vou ser ingrata a esta altura do campeonato. Quem não se lembra do vazio que era a cultura pré-FNAC?)... ou eu sou maluca (o que é bem provável) ou o expositor que havia a meio da Loja anunciava o evento de ontem como indo ter lugar no dia 8, e à 00.00h para dia 9 seria colocada à venda a colecção....
Eu lí e relí essa informação!
Ainda bem que tive o bom senso de telefonar para o apoio ao cliente para confirmar! Estava-me a parecer muita fruta, e tinha razão!
Já era simbologia a mais! Muito Londres, muito Tókio... pouco Portugalinho...
É pena! Por uns momentos comovi-me a pensar que tamanha era a importância do evento e dos Beatles por cá...

Edu disse...

Humm o site da Worten já tem online os preços das duas caixas:

stereo = 200 euros (menos 30 que a FNAC)
e
mono = 230 euros (menos 40 (!) que a FNAC)

não sei se já estão disponiveis nas lojas, mas vou lá ver...

J G disse...

Edu

eu liguei para a Worten e ainda não há nada disponivel. nem sabem quando há.

se o Edu souber de mais novidades na loja partilhe connosco sff.

JT disse...

A Beatlemarta queixou-se que não havia fâs e sites sobre os Beatles, mas este blog já fez referência a:

http://teresa-beatlesforever.blogspot.com/

http://beatlesportugal.planetaclix.pt/abertura.html

Edu disse...

JG

secalhar vamos ter que esperar um bocado, o site da FNAC já anuncia que as caixas estão temporáriamente esgotadas.
O que seria se o preço delas fosse como no Reino Unido ou na Alemanha...muitas mais se venderiam.
Mas quando descobrir que estão disponíveis nas lojas digo qualquer coisa.

filhote disse...

De tudo o que foi escrito, apenas não posso concordar com uma frase. Da Beatlemarta.

"Quem não se lembra do vazio que era a cultura pré-Fnac?"

No passado, tempo das genuínas discotecas (e livrarias), a simples compra de um disco significava muita coisa. A procura, o debate de ideias, o conhecimento. As lojas possuíam uma superior dimensão emocional e cultural - tinham humanidade.

Numa Fnac ou Worten também compramos livros e discos, é verdade, porém, nada se distingue do acto de comprar sabonetes. São supermercados de cultura ignorante.

Beatlemarta, pergunte lá a um funcionário da Fnac por que razão o LP "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" é tão importante na História da Música Popular...

Felizmente, ainda existem ainda algumas irredutíveis lojas que nos dão a conhecer, para além de vender... Carbono, Louie Louie, Discoleção (só vinil), e afins...

Beatlemarta disse...

Bom, o filhote certamente que teve a sua experiência de vida e eu a minha... mas a realidade é que para mim, para a minha geração, ou se comprava música e livros de música da Valentim de Carvalho do Rossio ou nada feito! E lhe garanto que alí nunca tive acesso ao que depois apareceu na Fnac.. Lembro-me da alegria com que agarrei um "tesouro" na VC que foi um livro sobre o John Lennon... mas mesmo esse com a lombada destruída... e nem por isso mais barato.
Acho que as pessoas se esquecem do pré-globalização... eu lembro-me bem demais e sem nostalgia absolutamente nenhuma!
Claro que, para quem tinha conhecimentos e recursos, devia haver alternativas... para o povinho normal (leia-se eu!) era aquilo ou nada!
E também não me lembro de ter recebido respostas brilhantes por parte dos funcionários de lá...
Aliás, lembro-me de ter comprado o album branco em vinil lá e o funcionário estar a insistir comigo que só tinha que me dar um vinil (sim, as capas estavas expostas e tinha que se pedir o disco! ahahaha)porque o gatefold era assim mas era um album só!!!!!!!!!
Histórias........

Rato disse...

Edu:
Se a FNAC anuncia que as caixas estão esgotadas, das duas uma:
- ou mandaram vir apenas meia dúzia, como de costume
- ou tratar-se-á de mais uma operação de marketing de modo a atrair mais uns quantos papalvos (que acredito serem cada vez menos).

Edu disse...

Caro Rato ;-)

tenho lido e visto na net muitas reportagens sobre as vendas das caixas e uma coisa parece óbvia, a EMI não esperava vender tanats caixas, pois estão esgotadas em imensas lojas (mesmo nas grandes superficies) por todo o mundo.
Só no Japão, no primeiro dia, venderam-se mais de 14,000 caixas (stereo), equivalentes a mais de 196,000 álbums...
Segundo alguns jornalistas, a EMI já anunciou que que aumentou a produção, especialmente nos Estados Unidos, das DUAS caixas.

Não sei se a malta sabe, mas nos EUA só o Eminem vendeu mais álbums que os Beatles nos últimos 10 anos (32 milhões contra 28 milhões), por isso já era de esperar que muitas fãs fossem comprar toda a discografia... qualquer disco dos Beatles vende pelos menos 1 milhão nos EUA (por exemplo "Let It Be... naked"), por isso eu diria que algures entre 250,000 e 500,000 nos EUA vão comprar caixas, se não forem mais pessoas...

filhote disse...

Claro, Beatlemarta, existiu uma época, pelo menos em Lisboa, em que lojas tradicionais estavam decadentes, ou a fechar, e as Fnac ainda eram miragem.

Foi a época em que a Valentim de Carvalho se auto-destruiu, querendo alinhar no formato megastore - o mesmo aconteceu com a Discoteca Roma -, e a Virgin assentou arraiais nos Restauradores (bela loja no início!).

Que fique claro, Beatlemarta: nada tenho contra as FNACs. Aliás, tinha eu 12 anos (e já vou nos 42!) e vibrava com a FNAC do Les Halles, em Paris. Essa sim, era uma senhora loja. Impressionante!

A Beatlemarta até tocou num ponto fundamental. A das FNACs, ao colocarem-se estrategicamente nos shoppings, chegarem ao "povinho". E é importante que toda a gente, TODA A GENTE, tenha acesso à cultura. Porém, quem vibra com o "White Album" não se pode considerar "povinho"... ehehehehe...

filhote disse...

Errata: em vez de "A das FNACs", ler "O das FNACs"...

filhote disse...

Mesmo assim, Beatlemarta, antes das FNACs podia-se encomendar qualquer livro, nacional ou estrangeiro, em livrarias como Buchholz, Barata...

Quando se falava em discos é que a coisa fiava mais fino. Aí estou de acordo, Beatlemarta.

O que eu digo, e direi sempre, é que as FNACs portuguesas são "ignorantes e saloias", caras, e não exploram nem 50% do seu potencial (olhe que a secção de livros de música é anedótica!).

E, mais grave, não são alternativa para todos. São a solução para a MAIORIA, mas não satisfazem os desejos de uma imensa minoria.

Exemplo: tudo o que eu quero e gosto encontro numa Carbono, e nunca na FNAC...

E, Beatlemarta, olhe que o meu gosto não é nada alternativo!

Beatlemarta (adoro este nome): enfim, claro que entendi o seu argumento, que não deixa de ser acertado. Apenas quis oferecer outros horizontes ao debate.

ié-ié disse...

Amigos:

Tanto quanto sei - e esta informação vale o que vale - os lojistas (FNAC, Worten, Jumbo, etc) tiveram receio e encomendaram o mínimo.

A Worten - acho que não estou a cometer qualquer inconfidência - alegou que o público da caixa dos Beatles não era o seu público (no que talvez tivessem razão) e só encomendou uma única caixa, que foi rapidamente vendida.

Ou seja, as lojas foram surpreendidas pelo entusiasmo que a edição suscitou.

Trataram imediatamente de fazer novas encomendas, só que estas coisas não se fazem com um estalar dos dedos.

Ainda por cima as caixas vêm de Espanha e por lá parece ter sucedido o mesmo, ou seja, há problemas de stock...

Viva os Beatles que ainda hoje continuam a surpreender...

LT

filhote disse...

Viva!!!

Beatlemarta disse...

Pois é filhote! ehehehheheh.... certamente que haveria sítios por onde encomendar e etc.... mas não para mim que nessa altura pouco mais era que um embrião! ahahahahha... é que eu tenho 33 anos e só conhecia o off-the-rack! Isso de encomendar e etc... muita areia para o meu camião e para os meus escudos miseráveis que eu levava meses a juntar para poder comprar um humilde vinilzito! A Fnac e o meu poder de compra surgiram juntos... uns trocos no bolso e uma loja daquelas para quem só conhecia a VC... imagine!! ahahahahaha....
Hoje em dia compro quase tudo no e-bay, mas não consigo perder uma certa "fidelidade" aquela sacana daquela loja, o que é que quer que eu lhe faça?? ahahahahhahahahhahah...